SARGS Sociedade de Anestesiologia do RS
 
Esqueceu a senha?
Conheça a SARGS
Associados
Ações da Diretoria
Histórico
Notícias
Centros de Ensino
Área Científica
Entrevista do Mês
Seja Sócio
Links Úteis
Oportunidades
Segunda via de boletos


 

11/05/2017

HCPA realiza V Encontro de Qualidade e Segurana

Na área da assistência, a busca pela qualidade e segurança já é uma constante - esta experiência pode fazer a diferença no mundo corporativo e nas relações de governança. Além da complexidade administrativa, a área hospitalar está regularmente exposta a uma grande quantidade de riscos. Com este foco, é realizado o V Encontro de Qualidade e Segurança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Desafios atuais das organizações hospitalares brasileiras. Conforme a coordenadora do evento e membro da Comissão de Gerência de Risco Sanitário Hospitalar do HCPA, Elaine Felix, a intenção do encontro é fazer uma abordagem da gestão de risco assistencial e do corporativo, com foco em suas relações com compliance e governança. “A experiência assistencial tem muito a contribuir para o desempenho do ambiente corporativo como um dos pilares da gestão em função das necessidades atuais de transparência financeira e no sentido de melhorar os processos para minimizar riscos, evitando falhas que permitem fraudes, por exemplo.”


 


Desde 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente determina que todos os hospitais do país tenham equipes específicas (Núcleo de Segurança do Paciente) para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência. Já em 2016, o governo editou um decreto para regulamentar a Lei das Estatais, que estabeleceu regras mais rígidas para nomeações em cargos de direção e em licitações entre outras questões. A adequação a estas normas é um dos desafios dos gestores atualmente e integra os temas abordados pelo encontro.


 


Entre os destaques da programação estão nomes como Fernando Andreatta Torelly, diretor executivo do Hospital Sírio Libanês de São Paulo; Mohamed Parrini Mutlaq, CEO do Hospital Moinhos de Vento; Salvador Neto, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre; Marcia da Rosa Pereira, auditora da Coordenadoria Geral da União e auditora interna do Grupo Hospitalar Conceição; Victor Grabois, da Coordenação Executiva Pro Qualis e docente na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); Tania Grillo, diretora do Instituto Administração e Gestão em Saúde Ana Paula Etges, professora da Engenharia de Produção da  Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Todos trazem temas desafiantes e inovadores para a área de gestão nas organizações de saúde.


 


O evento trabalha ainda temas como a segurança do paciente - cenário nacional; gestão proativa dos riscos; análise de causa-raiz; escritório de experiências de pacientes; gestão clínica e uso dos Diagnosis Related Groups. O encontro acontece nos dias 18 e 19 de maio, no HCPA (Ramiro Barcelos, 2.350).  Informações e inscrições no site da Fundação Médica do Rio Grande do Sul ou através do telefone (51) 3359.8090.



Clique sobre a imagem para ampli-la.



 


voltar

 

 

 

Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS)
Av. Ipiranga 5311 sala 106 • Porto Alegre - RS • 90610-001
Telefone: (51) 3339.3581
sargs@sargs.org.br

Desenvolvido por: www.pontoonline.com.br