SARGS Sociedade de Anestesiologia do RS
 
Esqueceu a senha?
Conheça a SARGS
Associados
Ações da Diretoria
Histórico
Notícias
Centros de Ensino
Área Científica
Entrevista do Mês
Seja Sócio
Links Úteis
Oportunidades
Comunicados
Anuidade


 

16/03/2018

CFM lana cartilha que orienta mdicos a atuar em emergncias durante voos

No último dia 12, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou a cartilha Medicina aeroespacial: orientações gerais para médicos a bordo. A publicação, que foi apresentada no III Fórum de Medicina Aeroespacial, tem como objetivo orientar os profissionais para atendimentos emergenciais em voos, já que é obrigação ética dos médicos se apresentarem para prestar assistência a esse tipo de incidente.


A preocupação do CFM é o pouco preparo que os médicos possuem para prestar socorro em ambientes onde as condições de temperatura e pressão são diferentes. Para o coordenador da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do CFM, Emmanuel Fortes, a quantidade de passageiros que usam transporte aéreo justifica o receio.  "Hoje quase 3 bilhões de pessoas andam de avião anualmente. Metade da população mundial está voando, é necessário se preocupar”, reforça Fortes.


Entre os problemas de saúde mais frequentes em voos estão desmaios, sintomas respiratórios e cardíacos, convulsões, náuseas, vômitos e reações alérgicas. As ocorrências médicas a bordo são decorrentes de estresses fisiológicos relacionados à altitude, e podem agravar-se com doenças preexistentes dos passageiros.


A cartilha está disponível para leitura na plataforma on-line CFM Publicações. ACESSE EM PDF



Conselho Federal de Medicina (CFM)



 


voltar

 

 

 

Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS)
Av. Ipiranga 5311 sala 106 • Porto Alegre - RS • 90610-001
Telefone: (51) 3339.3581
sargs@sargs.org.br

Anuidade 2018

Desenvolvido por: www.pontoonline.com.br